terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Reconstrução do corpo: alimentos que fazem milagres

Fortes aliados da dieta para uma vida mais saudável, alecrim, beterraba, laranja e gengibre atuam na prevenção de doenças vasculares.

                 Imagem relacionada

Frutas, legumes e ervas, consumidas no dia a dia, fazem um bem danado à saúde. Mas quatro alimentos dentro do farto cardápio são considerados, pelos médicos, essenciais, pois atuam como os ajudantes das veias e artérias saudáveis. Alecrim, beterraba, gengibre e laranja têm a capacidade de beneficiar o funcionamento do organismo e ajudam a melhorar a circulação do sangue. Atrelados a uma dieta balanceada e a prática de atividade física, esses alimentos ficam ainda mais poderosos e colaboram na prevenção de doenças vasculares.

O alecrim é um ótimo aliado para aliviar dores musculares e contribui também para uma melhora na imunidade e na circulação do sangue. "Outra característica importante é que o alecrim possui o ácido rosmarínea, que desintoxica e reduz as inflamações. Assim, esse tempero é um importante componente para aumentar a circulação nos pequenos vasos em torno dos músculos e órgãos", explicou a médica Aline Lamaita, da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.

A beterraba e o gengibre têm o ponto em comum de ação sobre os músculos, combatendo dores e melhorando a contração pelo aumento do fluxo de sangue na região.

"Uma das substâncias presentes na beterraba é o nitrato, que relaxa os vasos e aumenta o fluxo sanguíneo. Essa propriedade, segundo estudos, também melhora a circulação nas veias e previne varizes. Já com relação ao gengibre, o condimento possui uma enzima que ajuda a dissolver a fibrina, que atua na formação dos trombos e também está ligada ao endurecimento das veias varicosas", esclareceu Lamaita.

REDUÇÃO DO COLESTEROL

A laranja é muito lembrada em uma dieta saudável devido à presença da vitamina C. Entretanto, os benefícios da fruta sobre o organismo são muito maiores. "A laranja é composta também por flavonoides e antocianinas, que atuam como antioxidante e são capazes de reduzir o colesterol. As fibras presentes no bagaço também são importantes porque evitam o depósito de gordura nas artérias", ensinou Aline.

Se há alimentos que previnem doenças, por outro lado, existem os itens que devem ser completamente dispensados por prejudicar a saúde. Açúcar, sal e gordura são os principais vilões do organismo. "O sódio presente em alimentos embutidos e doces é responsável direto pela elevação da pressão arterial e aumento da retenção de líquido. No caso do açúcar, há uma relação com a obesidade e com a diabetes. Já as gorduras são divididas em boas e ruins. As que prejudicam a saúde estão em frituras e carnes gordas, e ajudam a aumentar o colesterol", constatou a médica.

As lesões arteriais normalmente são silenciosas, com a primeira manifestação podendo ser um infarto ou derrame. Por isso, médicos afirmam que a prevenção é a melhor opção. Pessoas com casos de doenças vasculares na família podem buscar tratamento preventivo.

Fonte O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário