quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Fenômeno gastronômico nos destinos turísticos brasileiros

                  
                        Camarão havaiano em abacaxi
                  Resultado de imagem para Camarão havaiano em abacaxi

Dos cerca de 900 eventos do calendário turístico brasileiro, mais de cem são voltados para a gastronomia.

Por Geraldo Gurgel/Ministério do Turismo

Quem lê a História da Alimentação do Brasil, um dos clássicos do folclorista Câmara Cascudo, fica com ainda mais vontade de conhecer o país e o motivo é a gastronomia. E o caldeirão cultural brasileiro que misturou tradições europeias, indígenas e africanas resultou em comidas e bebidas que levam os turistas a escolherem seus próximos destinos com água na boa. Em Natal, por exemplo, terra do escritor “potiguar” (termo indígena que significa comedor de camarão), o turista encontra uma síntese dessa herança culinária a base do crustáceo, de peixes, da carne de sol e da macaxeira (aipim ou mandioca), ingredientes do cardápio regional com pitadas e sabores das três etnias. 

Em 2016, dos 880 eventos cadastrados no Calendário Nacional de Eventos, mais de 100 foram destinados à valorização da gastronomia.

A gastronomia nordestina é um atrativo tão rico e importante para o turismo da região, quanto as praias, cidades históricas e atrativos culturais. Alguns pratos típicos incrementam o cardápio regional que ganha destaque nos roteiros turísticos. São eles: bolo de rolo e tapioca e cuscuz (PE); buchada de bode (PB); sururu (AL); e o caranguejo (SE). Tem ainda o arroz de cuxá (MA); o baião de dois (CE); além do tradicional capote, também conhecido por galinha de Angola (PI). A Bahia oferece aos turistas um verdadeiro banquete dos orixás. O acarajé, bolinho de massa de feijão, originalmente usado nas oferendas aos santos do candomblé, de tão apreciado entre os locais e visitantes, teve o oficio das baianas de acarajé reconhecido como patrimônio imaterial do Brasil.

Os pratos de origem indígena presentes em todas as regiões, marcam principalmente a culinária do Norte. Os sabores e temperos da floresta também enriquecem a experiência do turista à mesa. Nos quiosques, restaurantes, cruzeiros fluviais e hotéis de selva, os turistas encontram peixes típicos, como o tucunaré; farinhas e beijús; frutos de sabores exóticos, entre eles o açaí; e a maniçoba, prato feito com a folha da mandioca brava. A variedade de sucos, sorvetes e doces é outro atrativo para quem viaja pelos sabores da Amazônia.

Já no Centro-Oeste, a culinária se baseia nos frutos e sabores do Cerrado como pequi, baru e guariroba. O empadão goiano feito à base de pequi, lombo de porco, linguiça, queijo fresco, frango, palmito, guariroba e ovo cozido. Aliás, o pequi também é ingrediente indispensável de outra iguaria goiana, o arroz com pequi. Os sucos, doces e sorvetes também privilegiam as frutas nativas.

A imigração também marca os destinos brasileiros pelo que se come. A cultura europeia, os chocolates, queijos e vinhos atraem, pela boca, os turistas que visitam as serras gaúcha e catarinense. No Rio Grande do Sul, o tradicional churrasco é a marca registrada dos gaúchos que não dispensam a comida apreciada pelos índios Guaranis que assam as carnes em buracos feitos na terra.

Há quem diga que um dos pratos típicos de São Paulo é o pastel de feira ou o famoso sanduíche de mortadela, mas a capital paulista tem na alta gastronomia um de seus principais atrativos. Massas italianas, os doces portugueses e as cozinhas japonesa e árabe não perdem em nada para os países de origem. Outro destaque é a comida mineira, forte aliada da arquitetura barroca e irmã siamesa da vida pacata das serras de Minas Gerais. Depois de subir e descer as ladeiras das cidades históricas, não há como o viajante resistir a um fogão de lenha com comida da roça (tutu, torresmo, costela, linguiça, guisado de carne e galinha caipira) e, de aperitivo, uma cachaça de cabeça. No Rio de Janeiro, dá para reservar o sábado para a tradicional feijoada carioca regada a caipirinha. Já no Espírito Santo, uma boa pedida é a tradicional moqueca capixaba, feito nas famosas e tradicionais panelas de barro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário