segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Recife esquenta mais com a folia


                 Imagem relacionada

Maracatus de baque virado começam ensaios no Grande Recife para o carnaval. Ensaios são realizados nas sedes de agremiações a partir desta terça (24/1) e coletivamente na Rua da Moeda, no Bairro do Recife, às sextas. Eventos começam às 18h. Anote na sua agenda.

Em preparação para o carnaval, 13 nações de maracatu de baque virado começam a ensaiar para a folia de Momo desde esta terça-feira (24). Na abertura do carnaval deste ano, os conjuntos homenageiam o mestre Naná Vasconcelos, um dos mais importantes percussionistas do mundo, que faleceu em 2016 e, durante 15 anos, comandou o batuque das nações na cerimônia.

O primeiro encontro acontece na sede do Encanto da Alegria, na Rua Coremas, 40, Mangabeira, na Zona Norte do Recife. Neste ano, a nação das cores vermelha e branca completa 19 anos de fundação, dos quais 16 deles são de desfiles nos carnavais de Pernambuco.

Quase 400 pessoas participam do Maracatu Encanto da Alegria, entre Damas de Passo, batuqueiros e outras figuras, além do rei e da rainha, segundo o gerente-geral Clóvis Santos. Ele lembra que as cores do maracatu fazem referência à espiritualidade e ao orixá Xangô, que governa a justiça.

O patrono do maracatu é Iansã, orixá que rege os espíritos dos mortos, o que tem simbolismo especial no candomblé, pela morte de Naná Vasconcelos. “Nossa homenagem a ele vai ser nas luas que ele cantava e no batuque, tão característico. Vamos tentar resgatar a memória de Naná”, diz.

Cada nação de maracatu ensaia em sua sede, a partir das 18h, com a presença do Grupo Voz Nagô, e em conjunto na Rua da Moeda, no Bairro do Recife, na área central da cidade. Os ensaios coletivos ocorrem a cada sexta-feira, às 18h, reunindo três nações a cada dia.

“O maracatu se fundamenta na espiritualidade do candomblé e se congrega com o catolicismo. A coroação do rei e da rainha, por exemplo, se dá como se fazia com os reis do Congo, na África. Os primeiros maracatus brasileiros começaram em Pernambuco”, ressalta Clóvis.

Na quarta-feira (25), quem ensaia é o Maracatu Sol Nascente, na Rua Raul Pompeia, 462, Água Fria, na Zona Norte do Recife. Na quinta-feira (26), é a vez do Maracatu Oxum Mirim, na Rua Fazenda Nova, 86, no bairro de Afogados, na Zona Oeste da capital.

Agenda

24/01 - Maracatu Encanto da Alegria - Rua Coremas, 40, Mangabeira - Recife
25/01 - Maracatu Sol Nascente - Rua Raul Pompéia, 462, Água Fria - Recife
26/01 - Maracatu Oxum Mirim - Rua Fazenda Nova, 86 - Afogados
28/01 - Maracatu Raízes de Pai Adão - Rua Abidon Lima, 86, Água Fria - Recife
01/02 - Maracatu Aurora Africana - Av. Dois, 03 C, Vila Rica - Jaboatão
02/02 - Maracatu Cambinda Estrela - Rua Elias Gomes, 420, Chão de Estrelas - Recife
04/02 - Maracatu Encanto do Pina - Rua Osvaldo Machado, 504, Pina - Recife
08/02 - Maracatu Leão da Campina - Rua Mário Gil Rodrigues, 26, Lagoa Encantada - Recife
09/02 - Maracatu Estrela Brilhante do Recife - Rua Severino Bernardino Pereira, Alto José do Pinho – Recife
11/02 - Maracatu Nação Tupinambá - Rua Araripe Junior, 39, Córrego do Jenipapo - Recife
14/02 - Maracatu Estrela Dalva - Rua Pinheiro, 02, Bairro de São José/Joana Bezerra - Recife
15/02 - Maracatu Almirante do Forte - Estrada do Bongi, 1319, Bongi - Recife
16/02 - Maracatu Porto Rico - Rua Eurico Vitrúvio, 483, Pina - Recife

Nenhum comentário:

Postar um comentário