quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Ainda dá tempo de entrar em forma para o verão

                 Resultado de imagem para Ainda dá tempo de entrar em forma para o verão

O horário de verão chegou e lembra todos que a estação mais aguardada do ano já está quase chegando. Se você está com excesso de peso, ainda dá tempo de entrar em forma para o verão. Mas para isso é essencial praticar exercícios físicos regularmente e com orientação especializada, além de ter uma alimentação equilibrada, com acompanhamento de uma nutricionista.

A grande diversidade da agricultura brasileira torna mais saborosa a adequação alimentar que foca na redução de peso. “Frutas e hortaliças, tornam-se excelentes opções para auxiliar no equilíbrio da alimentação, pois são fontes de várias vitaminas, minerais e fibras em uma pequena quantidade de caloria, o que auxilia na redução do consumo de calorias, consequentemente na manutenção ou perda do peso corporal”, diz a nutricionista da CeasaMinas, Fabiana Costa.

Nessa época do ano, muitas frutas e hortaliças que ajudam no equilíbrio da alimentação estão em safra, ou seja, com boa oferta e preço baixo. É o caso, por exemplo, da abobrinha italiana. Cozida, assada e refogada, é excelente para acompanhar as principais refeições.

As folhosas como acelga, agrião, alface, chicória, couve e mostarda também estão safra e são ótimas para serem consumidas em saladas ou refogadas.

Entre as frutas, as principais opções para uma boa alimentação sem pesar no bolso são melancia, melão, mamão haway e banana prata. “São ótimas alternativas para pequenos lanches e devem ser consumidas de preferência inteiras, pois assim possuem mais poder de saciedade, ao contrário do suco, que perde fibras, vitaminas e minerais durante o preparo”, diz Fabiana.

Saúde
Além da questão da estética corporal, ter uma alimentação equilibrada é também uma maneira de manter-se mais saudável. “As frutas e hortaliças ajudam na prevenção de doenças provenientes do excesso de peso, como diabetes e doenças cardíacas”, diz Fabiana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário