sábado, 2 de março de 2019

Oscar 2019 : Visitando as locações dos filmes indicados e vencedores

                   Resultado de imagem para Oscar 2019   Visitando as locações dos filmes indicados e vencedores

Faça o seu roteiro para as férias deste ano. Tem para todos os gostos e sabores. De palácio inglês a bairro mexicano, numa lista de roteiros para fãs de cinema.

Palácios reais na Inglaterra, um bairro periférico na Cidade do México, uma cidadezinha de interior no estado de Nova York, um muro que é ponto de parada de peregrinação de fãs de um astro do rock e casas de show em Nova Orleans. Confira a seguir os lugares reais que foram usados como locações e cenários das oito produções que concorram ao Oscar de Melhor Filme em 2019, no último domingo, 24 de março.

1 - 'Green Book: o guia'

Vencedor do Oscar de Melhor Filme de 2019, o road movie que mostra a convivência entre o pianista Don Shirley (Mahershala Ali, melhor ator coadjuvante do ano) e seu motorista branco Tony Lip (Viggo Mortensen, que foi indicado a melhor ator) é um verdadeiro giro pelos Estados Unidos... praticamente sem sair da Louisiana.

Boa parte das cenas foi gravada na maior e mais conhecida cidade do estado sulista, Nova Orleans. Nada mal para um filme sobre um dos grandes nomes do jazz americano. Na obra do diretor Peter Farrelly, por exemplo, casa de shows Carver Theater e o International House Hotel se transformam na famosa boate Copacabana, em Nova York. Outra cena retratada no filme como sendo na Big Apple foi filmada em pleno French Quarter: a competição de consumo de cachorro-quente se passa no diner The Clover Grill. O bairro nova-iorquino de Tony na vida real é o centro de Hammond, cidadezinha na Louisiana.

Voltando à Nova Orleans, outros lugares reais usados como cenário foram o McAlister Auditorium, na Universidade de Tulane (concerto de Indiana), English Turn Golf & Country Club (restaurante de Birmingham), Orpheum Theater (show em Macon, Georgia) e The Saenger Theatre e o Roosevelt Hotel, estes dois marcos da cidade, na Canal Street.

2 - 'A favorita'

A história da disputa de poder entre duas mulheres da corte pelo posto de "favorita" da rainha Ana, no século XVIII, é ambientada em alguns dos palácios mais imponentes da Inglaterra. Muitas das cenas foram gravadas na imponente, e relativamente pouco conhecida do grande público, Hatfield House , a cerca de 35 km ao norte de Londres.

O palácio principal desta propriedade rural, inaugurada em 1611, voltará a receber visitantes em 6 de abril. Quando suas portas foram reabertas, o público poderá ver os salões dignos de nota, como o Marble Hall e seu teto abobadado de madeira e (não perca o quadro conhecido como "The rainbow portrait", que mostra Elizabeth I em cores pouco usuais para a dinastia Tudor) e o King James Drawing Room e sua profusões de quadros (e que aparece em "A favorita", só que mais vazio). Antes de abril, porém, é possível caminhar pelos jardins, que também serviram de cenário para o filme, e almoçar no River Cottage Kitchen & Deli, que funciona de quinta à domingo, das 10h às 16h.

O longa do diretor diretor Yorgos Lanthimos e das atrizes Olivia Colman (vencedora na categoria "Melhor Atriz"), Emma Stone e Rachel Weisz teve cenas rodadas em outras duas locações importantes, ambas abertas à visitação. A mais conhecida delas é o Hampton Court Palace , em Londres, onde viveu Henrique VIII. A Grande Cozinha, a Fountain Court também e a Cartoon Gallery (onde figurinos de "A favorita" estão expostos até 10 de março) estão na telona. Assim como a biblioteca Bedleian , da Universidade de Ofxord, que virou a câmara baixa do Parlamento inglês no filme.

3 - Bohemian Rhapsody

A produção que retratou a trajetória do Queen, uma das bandas de rock mais influentes dos anos 1970 e 1980, se passa principalmente em Londres. Mas não exatamente em cartões-postais importantes da capital britânica. A maioria das cenas externas foi gravada nos bairros Southwark e Lewisham, no sul de Londres, para dar o clima dos primeiros anos da banda. Outro bairro periférico, mas ao norte, a receber as filmagens foi Haringey. Lá fica o Hornsey Old Town Hall, onde foram gravadas as cenas em que o diretor da gravadora discute com a banda a respeito do lançamento do single de "Bohemian Rhapsody".

A icônica casa de Freddie Mercury, Garden Lodge, também foi usada nas gravações. Mas, sendo propriedade particular, o máximo que os fãs conseguem é tirar uma foto no portão principal, na Logan Place 1, bairro de Kensington (o mesmo do imperdível Palácio de Kensington), pertinho do metrô Earls Court.

4 - 'Roma'

De Londres para Roma... na Cidade do México. O badalado filme de Alfonso Cuarón, escolhido o melhor diretor do ano, se passa no homônimo bairro chilango (referente à capital mexicana), onde o próprio cineasta viveu quando criança. O lugar, totalmente fora do roteiro turístico da cidade, já começa a receber visitantes graças à repercussão da produção, indicada a dez categorias.

Vizinhos do número 21 da Calle Tepeji, por exemplo, já devem estar estranhando o movimento de forasteiros, que procuram ver de perto o lugar retratado como a casa da família da empregada doméstica Cleo (Yalitza Aparicio, indicada a melhor atriz). Assim com a escola Kinder Condesa, na Calle Tlaxcala 105.

Na região central, vale visitar dois lugares reais retratados no filme. O restaurante La Casa del Pavo (Calle de Motolinia 40), famoso por seus sanduíches de peru desde 1901, e o Teatro Metropólitan, que no longa é palco da cena em que a protagonista vai ao cinema com o namorado.

5 - 'Infiltrado na Klan'

A história da inusitada operação policial, comandada por um agente negro e outro judeu,  para desmascarar membros da Klu Klux Klan, e que levou o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado, se passa em Colorado Springs, que de fato existe. Mas o diretor Spike Lee rodou as cenas externas de seu longa, indicado a seis estatuetas, bem longe dali. Mais precisamente em Ossining, cidadezinha no condado de Westchester, no estado de Nova York.

Uma das cenas mais importantes do filme, já em sua parte final, acontece na esquina da casa da personagem Patrice. Quem visitar o cruzamento das ruas Broadway e Brandreth logo vai reconhecer o cenário.

6 - 'Nasce uma estrela'

O musical do ator e diretor Bradley Cooper e da cantora e atriz Lady Gaga, que conta a história do encontro entre um astro em decadência com uma estrela em potencial, teve boa parte de suas cenas filmadas em Los Angeles e arredores. Onde mais poderia ser?
 
O bar em que Jackson (Cooper) se encanta por Ally (Lady Gaga), na vida real se chama The Virgil, em Santa Monica Boulevard, East Hollywood, local que costuma abrigar festas e apresentações de comediantes. Perto dali, o supermercado que aparece na telona é o Super A Foods, nos arredores do Glassell Park.

"Little monster" (o fiel fã de Lady Gaga) ou não, o viajante pode percorrer o roteiro de locações, que inclui pontos como o Griffith Park, o Shrine Auditorium, o Regent Theater e o Short Stop Bar no Echo Park. E não esqueça do Greek Theater, palco usado na cena em que Jackson e Ally cantam juntos pela primeira vez.

Perto de Los Angeles, na cidade de Indio, vale visitar o Empire Polo Club. Nunca ouviu falar? É o endereço oficial do Coachella, um dos maiores festivais de música do mundo, onde importantes passagens do filme foram rodadas.

7 - 'Pantera Negra'

Curiosamente a locação mais próxima dos brasileiros foi usada para retratar Wakanda, que existe apenas no mágico mundo dos quadrinhos (e agora, filmes) da Marvel. O lado argentino das Cataratas do Iguaçu serviu de cenários para algumas cenas do O  fictício reino futurista africano, que também conta com quedas d'água monumentais. Outras maravilhas da natureza que entraram no filme através de imagens panorâmicas gravadas na África do Sul, na Zâmbia e em Uganda.

A superprodução dirigida por Ryan Coogler, a primeira história de super-herói dos quadrinhos a ser indicada ao Oscar de Melhor Filme, ainda teve cenas gravadas na Coreia do Sul, como a da perseguição no trânsito, rodada na Gwangandaegyo, ou Ponte Diamante, em Busan.

Assim como boa parte do universo cinematográfico da Marvel Studios, "Pantera Negra" teve como base de produção a cidade de Atlanta. Algumas cenas foram gravadas em Sweet Auburn, bairro historicamente ligado aos afro-americanos, e endereço de gente como Martin Luther King Jr.

8 - 'Vice'

Personagens de bastidores, o antigo vice-presidente dos EUA Dick Cheney é o personagem principal deste filme, que se destaca sobretudo pela interpretação de Cristian Bale, indicado a a melhor ator.

A maioria das cenas foram feitas em estúdio. Entre as poucas locações externas estão o Rio Kern, na Califórnia, cenário da cena da pesca, e a cidade de Santa Clarita, no mesmo estado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário