segunda-feira, 27 de julho de 2015

Vamos nessa? Turismo com desconto no interior fluminense

Casimiro de Abreu
                         
 
A partir do próximo sábado e durante todo o mês de agosto, quem mora no Rio terá desconto em várias localidades turísticas do interior do estado. Motivo: incrementar, através do projeto "Carioquinha", os municípios nesses dias difíceis da economia brasileira.  São mais de 50 atrações, com vantagens nos pacotes entre 10% e 100%. Veja esta reportagem de O Dia que saiu neste domingo (26/7).

Viajar para longe pode ser uma opção cara em tempos de crise. No entanto, moradores de todo o estado terão uma bom motivo para explorar roteiros bem mais perto de casa. A partir do próximo sábado até o dia 31 de agosto, o projeto Carioquinha —que facilita o acesso a moradores da capital e Região Metropolitana para conhecer atrações turísticas da Cidade Maravilhosa — vai oferecer descontos de 10% a 100% em programações especiais em mais de 50 atrações turísticas do interior.

Hospedarias, menus de restaurantes, ilhas paradisíacas e visitas a fábricas e fazendas históricas são alguns dos diversos atrativos que compõem o projeto. O objetivo é incentivar o turismo no estado, por meio de uma parceria da Associação Brasileira de Agências de Viagem do Rio de Janeiro (Abav/RJ) e o Sebrae.

Apesar de a lista com todos os produtos ainda não ter sida definida, a organização adiantou para O DIA algumas atrações em diferentes regiões. Um passeio de barco com 32% de desconto em Arraial do Cabo, um tour interativo pela fábrica de cervejaria Bohemia, em Petrópolis, 11% mais barata, e uma visita guiada por praias e monumentos pela metade do preço em Niterói, são algumas das opções.
    
“Vejo que o carioca só enxerga o Pão de Açúcar e o Cristo. A gente quer apresentar algo diferente, e por isso esse projeto foi muito bom. A questão não é nem o lucro, mas a visibilidade que desejamos alcançar”, afirma a empresária Elvira Menezes, sócia do Rio Trekking Tour, empresa responsável pelo roteiro em Niterói.            
                   

Em uma viagem de barco com duração de três horas e meia, o turista poderá conhecer sete praias paradisíacas de Arraial do Cabo, com direito a paradas para mergulho. O passeio, que custa normalmente R$ 60, sai por R$ 40 no Carioquinha.

“A gente espera fazer uma divulgação do trabalho e captar mais clientes. Aqui temos mais contato direto com os clientes que veem nossos cartões, mas sempre foi uma dificuldade expandir as vendas para quem vem de fora”, disse Wellington Melo, dono da empresa de turismo náutico.
    
Durante uma hora e meia, o apreciador de cerveja poderá participar de uma degustação da bebida e conhecer a história da fábrica da Bohemia, em Petrópolis. O tour sai por R$ 24. “É uma viagem pela história, arte e ciência da fabricação de cerveja, no único centro de experiência cervejeira do país”, divulga a empresa.

Iniciativa vai ajudar a driblar a crise

O projeto reúne atrativos do Turismo da Experiência Serra Carioca, em Petrópolis, Nova Friburgo e Teresópolis; do Roteiro Integrado Serra Mar, nas regiões da Costa do Sol e Serra Verde Imperial (Niterói, Casimiro de Abreu, Búzios, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Macaé, Rio das Ostras, Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo) e do Roteiro de Turismo Rural (Barra do Piraí, Trajano de Moraes, Paraty e Petrópolis).

Martha Mendes, do Carioquinha, destaca que a iniciativa é uma forma de driblar a crise no setor. “Com a alta do dólar, o foco agora é o interestadual. É uma maneira de as agências sobreviverem a esta fase de crise extrema”, explicou. Para o presidente da Abav/RJ, George Irmes, será uma oportunidade de expandir as fronteiras do turismo no Rio. “Nosso intuito é oferecer aos agentes de viagem mais um produto para ampliarem seus negócios e, ainda, promover a interiorização do turismo e favorecer pequenos negócios”. A programação estará disponível no site www.carioquinha.com.br a partir da meia-noite do dia 1º.

Nenhum comentário:

Postar um comentário