De janeiro a dezembro de 2019, o número de desembarques nacionais nos aeroportos do país cresceu 1,8% em relação ao mesmo período de 2018. Foram 97,1 milhões de passageiros viajando no Brasil no ano passado, quase 2 milhões a mais que o registrado em 2018 (95,5 milhões). O mês de dezembro também registrou alta com 9 milhões de passageiros, um crescimento de 3,2% em relação ao mesmo mês de 2018.
Os dados fazem parte de relatório da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e se referem a lista pré-definida composta por 120 aeroportos públicos que tiveram pelo menos um embarque ou desembarque no ano de 2015. A metodologia também inclui passageiros que adquiriram bilhetes sob condições especiais, como programas de fidelização de clientes e gratuidades.
Ao longo de 2019, dos 12 meses do ano, nove registraram crescimento no número de turistas em viagem pelo Brasil, com destaque para fevereiro que apresentou um aumento de 8% em relação ao mesmo período de 2018. Em seguida, os meses de outubro (4,8%), março (3,7%), novembro (2,9%) e setembro (2,4%) tiveram as maiores altas de 2019.
Em comemoração a mais um resultado positivo, o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, reitera que o ano de 2019 foi histórico para o turismo brasileiro. “2019 marcou o início de um árduo e constante trabalho para colocar o turismo no centro da agenda de desenvolvimento do país. O turismo é fundamental vetor da economia brasileira e vamos alcançar muito mais, junto ao governo federal sob a liderança do nosso presidente Jair Bolsonaro. Prova disso são as entregas feitas em um ano de gestão e os recordes que seguem sendo divulgados em todo o país”, destaca o ministro.
Álvaro Antônio ressalta ainda que melhorias na infraestrutura turística, na promoção dos destinos nacionais, na abertura de mercado e na atração de investimentos foram fundamentais para esse crescimento de turistas viajando pelo país.
Ações como o Programa Investe Turismo, que contempla 158 municípios em 30 rotas turísticas de todo o Brasil; o Plano de Desenvolvimento Turístico, que realiza diagnósticos para alavancar o desenvolvimento local de diversos destinos nacionais; bem como as obras de infraestrutura em todas as regiões do país são algumas das políticas que o Ministério do Turismo vem adotando desde o início de 2019 para fortalecer a oferta turística nacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário