Paraty tem candidatura ao título de Patrimônio da Humanidade aceita pela Unesco. Cidade da Costa Verde concorre como sítio misto de paisagem cultural e natural. Votação será em 2019.
O município de Paraty, na Costa Verde do Rio de Janeiro, foi aceita na quinta-feira (1/3) pela Unesco para concorrer ao título de Patrimônio da Humanidade. Com um importante acervo arquitetônico e ricas paisagens com belezas naturais, a cidade concorre pela terceira vez.
De acordo com o Iphan, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, essa é a primeira vez que Paraty compete como sítio misto, com paisagem natural e cultural.
O documento da candidatura foi elaborado em uma parceria do órgão com o Ministério do Meio Ambiente. Caso seja aprovado, será a primeira vez que o Brasil terá um sítio misto a ser inscrito na Lista do Patrimônio Mundial.
Ainda este ano, o órgão consultivo da Unesco irá realizar uma visita técnica à cidade. A votação será em 2019.
Outro título
Em 2017, Paraty recebeu da Unesco o título internacional de Cidade Criativa para a Gastronomia. Outras duas cidades brasileiras entraram na lista: Brasília, na categoria design, e João Pessoa, nas artes e cultura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário