sexta-feira, 7 de julho de 2017

DICA DE FÉRIAS : Interior do Rio tem temporadas de festivais e gastronomia

De carona na atual estação, cidades estão com programação cultural variada no mês de julho. Muitas delas são gratuitas. Petrópolis, Valença, Cabo Frio ou Rio das Ostras são opções.

Quem quiser curtir a atual estação com uma programação cultural diversificada e com opções para toda a família, basta escolher um dos destinos acima. Afinal, na montanha ou à beira-mar, as quatro cidades promovem, ao longo do mês de julho, festivais de inverno.

              Foto do Museu Imperial em Petrópolis
              Resultado de imagem para museu imperial de petropolis

Na Cidade Imperial, por exemplo, o 17º Festival de Inverno promete elevar a temperatura de moradores e visitantes. O evento terá início amanhã, dia 7, e se estenderá até 16 de julho. São mais de trinta atrações e todas gratuitas. A programação vai ser realizada em sete espaços diferentes — Catedral São Pedro de Alcântara, Museu Imperial, Palácio de Cristal, Theatro D. Pedro, Casa Stefan Zweig, Praça da Liberdade e Centro de Cultura Raul de Leoni.

A abertura oficial será amanhã, dia 7, na Catedral São Pedro de Alcântara, às 20h, com apresentação da Orquestra Sinfônica Cesgranrio e do Coral dos Canarinhos de Petrópolis. No sábado, às 11h, no Centro de Cultura Raul de Leoni, a peça infantil ‘Quem é Você?’. Já no Theatro D. Pedro, às 20h, o grupo Blue Beetles, que vai apresentar um tributo aos Beatles.

O Theatro D. Pedro, aliás, também terá a ópera ‘Viva La Mamma’ — domingo, dia 9, às 16h —, além do espetáculo ‘Começaria Tudo Outra Vez — Um Tributo a Gonzaguinha’ — dia 13, às 19h30. A bailarina Ana Botafogo, por sua vez, vai participar de um bate-papo no dia 14, às 15h30.

No Museu Imperial, a música clássica será a principal atração. É que lá que vai ser realizado o Concerto ao Meio-Dia, com apresentações dos pianistas João Elias e Aleyson Scopel (dia 11) e de Silas Barbosa e Patrícia Glatzl (dia 12) — todos às 12h. Já o Palácio de Cristal vai servir de palco para o Sesi Cristal Jazz, com shows de Mark Lambert (dia 12), Gilson Peranzzetta (13) e Mauro Senise (dia 14), sempre às 20h30. A programação completa está no www.fipet.net.br.

Cabo Frio reserva também uma variada programação de inverno, reunindo eventos esportivos, musicais e gastronômicos, além de encontro de motociclistas e competição de canoa havaiana. Já no próximo sábado, 8 de julho, no Boulevard Canal, acontecerá o Santo Samba, tradicional roda de samba que fará uma homenagem ao compositor Noel Rosa. Já no domingo, dia 9, será a vez do forró invadir a Praça da Bandeira. Será partir das 16h, com arrasta-pé sob a batuta do grupo Forró du Xamego.

Entre 13 a 16 de julho acontecerá a primeira edição do Cabo Frio Moto Rock, encontro de motociclistas que contará com shows com bandas de rock, exposição e praça de alimentação. O evento vai ser realizado no Espaço de Eventos. Já no dia 27 haverá o Música no Convento, na Igreja do Convento, no Museu de Arte Religiosa e Tradicional, no Largo Santo Antônio. Estão confirmadas as apresentações do pianista e maestro Josué Marins e do Quarteto de Violões, às 19h30.

Em seguida, dia 29, na Praia do Forte, um dos principais cartões-postais de Cabo Frio, será a vez do Sunset Praia do Forte, a partir das 15h. Entre as atrações, apresentação de DJs e shows. Todos os restaurantes da orla, aliás, vão estar enfeitados com motivos havaianos.

Já no dia 30, a partir das 8h, também na Praia do Forte, acontecerá a terceira etapa do Campeonato Estadual de Canoa Havaiana. Dividida em seis categorias — OC6 Open Masculina e Feminina, e OC6 Estreante, Master, Sênior e Golden —, a competição tem organização da Federação de Canoas Havaianas do Estado do Rio de Janeiro (FCHERJ), com apoio da Secretaria de Turismo.

Na cidade de Valença, por sua vez, a pedida é a segunda edição do Festival Inverno Musical. Com organização da Orquestra de Cordas do Jardim Valença, o evento vai até dia 16 de julho, totalizando cerca de 40 apresentações musicais em diversos pontos da cidade.

No repertório, estilos variados — chorinho, jazz e música erudita e popular.

Estão previstas as apresentações do grupo Accioly Músicos Profissionais, da própria cidade de Valença e comandada pelo pianista Diego Accioly, e da Cia de Ópera Quinteto Imperial, do Rio de Janeiro, que tem regência de Fernando Portugal e apresenta um repertório com obras do século XIX, os áureos tempos dos barões do café da região do Vale do Paraíba.

A programação do Festival Inverno Musical também contará com a apresentação da Orquestra de Cordas do Jardim Valença, capitaneada pelo maestro Antônio Carlos da Silva, que vai levar números de música popular brasileira e clássicos do cinema internacional.

Circuitos gastronômicos 

Na Região dos Lagos, Rio das Ostras promove o segundo Inverno Gourmet, evento que vai até dia 30 de julho e conta com a participação de oito restaurantes locais — Languagecafé, Bartrô, Nonna Cantina e Pizzaria, Trik Trik, Carcará, Macaxeira, Wine Bar e Traneira. Os pratos, preparados pelos principais chef da cidade, têm preços que variam de R$ 14,90 a R$ 39,90.

“O festival é importante para fortalecer o circuito gastronômico de Rio das Ostras e possibilita a população a conhecer nossos restaurantes e apreciar uma culinária diferenciada e com novidades de sabores”, acredita empresário Pedro Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário